sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tarefa 5 e 6-PIAGED

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação :: Tarefa das Semanas 5 e 6
Aluno: Dilma Almira Machado de Figueiredo dos Santos
Pólo: Barretos

Planejamento da Aula
1. Descrição do tema proposto:

Interfaces e perspectivas para o design didático
Mídias de comunicação, mídias sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem(AVA) são interfaces entre o que se deseja comunicar e a quem se dirige acomunicação, ou seja, são mediadores. Segundo Laurel (1990), interface é uma superfície de contato como a maçaneta é a interface entre as pessoas e a porta. O mouse, o teclado, o microfone e a tela do monitor são, portanto, exemplos de interfaces, pois,são mediadores entre o homem e a máquina.

2. Objetivos a serem atingidos:
 Proporcionar conhecimentos teóricos que suportem discussões sobre questões de Design e Educação.
 Proporcionar conhecimentos básicos sobre recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas em materiais didáticos.
 Trabalhar o desenvolvimento da criatividade dos participantes.
 Caracterizar o Design Didático como campo de conhecimento interdisciplinar.

3. Descrição dos itens da aula:

3.1 Rápida descrição dos itens que compõem o texto PDF ou da página HTML (somente 3 ou 4 itens, sem detalhar o conteúdo de cada um deles);
Interface
 Organização da informação: proximidade afastamento,contraste,equilíbrio simétrico e assimétrico,simplicidade: a meta do projeto de páginas.
 Credibilidade,eficiência: a web é cultura da impaciência,consistência: identidade visual do ambiente,uso de Padrões: redução do custo cognitivo.
 Layout: espaços em branco,legibilidade: o conteúdo a ser aprendido,uso de cor nas interfaces,uso de Metáforas e temas visuais,Ícones,navegação
 Desenho do Conteúdo,imagens Estáticas,imagens em movimento e vídeos,O uso de áudio,a educação do olhar.

3.2 Descrição do que será pedido como tarefa;
Tarefa: “A importância das interfaces na utilização do design didático e a arte de projetar através da interdisciplinaridade”.
Após ler a aula 2-interfaces:
3.2.1-Escreva um artigo de opinião sobre: A importância das interfaces na utilização do design didático.
3.2.2- O texto deve ser escrito em Língua portuguesa,com no mínimo de 500 palavras,na fonte Verdana 10-arquivo PDF-envio único .
3.2.3-Deverá conter referências bibliográficas
3.3 Descrição do que será discutido no Fórum;
Prezado Aluno:
Santos (2003) entende que as interfaces educacionais devem seguir os mesmos princípios dos projetos de interfaces em geral e que também, deveriam se fundamentar em alguma teoria de como as pessoas aprendem.
A atividade de projetar pode ser considerada, também, como uma atividade artística?
Você deve contribuir de forma significativa e não há limite mínimo nem máximo de participações. Evite textos muito longos, algo em torno de 120 palavras (use o contador de palavras do seu editor de texto).

Sempre inclua a referência do que foi citado.

3.4 Mídias

3.4.1 Citar o endereço do trabalho que foi feito na semana 4, contextualizando-o na sua aula (se ele tiver relação com o tema desta nova aula. Senão, você deve criar outro Blog, Wiki, etc);

O material se encontra no endereço: dilmaalmira.blogspot.com

3.4.2 Citar o endereço de um vídeo, áudio ou imagem, contextualizando-o na sua aula;
TED pt_BR] Ken Robinson: Escolas matam a criatividade? (parte 1/2)
TED pt_BR] Ken Robinson: Escolas matam a criatividade? (parte 2/2)
http://www.youtube.com/watch?v=woN1S1hmsqY
3.5 Descrever o tema a ser tratado no Chat.
Tema: Design Didático como campo de conhecimento interdisciplinar.
O chat será agendado posteriormente pelo tutor
3.6 Definir o valor de cada uma dessas atividades.

Grade de Avaliação das Atividades

Estrutura e Conteúdo da Tarefa Pontos

O texto segue de forma coerente o modelo de estrutura proposto
no modelo: Introdução, Desenvolvimento e Conclusões 3,0
As conclusões estão de acordo com as discussões do fórum 1,0
O texto cita as referências corretamente. 1,0
Total da tarefa 5,0 pontos
Participação no Fórum de discussão
Participou com uma ou mais mensagens significativas 2,0
Comentou a mensagem do tutor ou de um colega. 1,0
Contribui com conteúdo extra de acordo com o assunto discutido.
1,0
Total do fórum 4,0 pontos
Participação no Chat 1,0 ponto
Total da semana 10 pontos

4. Referencias:

Referências
Amazon, (2010), Disponível em: http://www.amazon.com. Acessado em maio de 2010.
Apple Computers (2010), Disponível em http://www.apple.com. Acessado em maio de
2010.
Arnheim, Rudolf (1954) “Arte e Percepção Visual” São Paulo: Visual Editora.
Black, R. Websites que funcionam. São Paulo: Quark Editora, 1997. p.237
Che Guevara, (2010), disponível em http://www.informagiovani.it/che.htm. Acessado
em maio de 2010.
Globo (2010), Disponível em http://www.globo.com/. Acessado em maio de 2010.
Google (2010), Disponível em http://www.google.com.br. Acessado em maio de 2010.
Keller, J.; Burkman, E. (199)Chapter1: Motivation Principles In: FLEMING, M.; and
LEVIE, W.H. Instructional Message Design – Principles from the Behavioral and
Cognitive Scienses, New Jersey: Educational Technology Publications Englewood
Cliffs, p.3-49
Killian, Crawford. Writing for the web. USA/Canadá: International Self-Counsel Press
Ltd.,1999. p.139.
Laurel, Brenda. Introduction. In: LAUREL, Brenda. The Art of Human Computer Interface
Design USA: Addison-Wesley Publishing Company, 1990. p.xi-xvi.
Lucena, J.P.; Fuls, H.; Milidiu, R. etal. AulaNet: Ajudando Professores a Fazerem
seu Dever de Casa Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação PUC-Rio, 1999 vol.I. p.106-117
Louvre, Museu do Louvre (2010). Disponível em
http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp. Acessado em maio de 2010.
Hulburt, Allen. Layout do design da página impressa. São Paulo: Editora Nobel,
1986. p.159
Misanchuk, Earl R. Preparing Instructional Text - Document Design Using Desktop
Publishing. New Jersey : Educational Technology Publications, 1992. p.307.
Moutford, S. Joy Tools and Techniques for Creative Design. In: LAUREL, Brenda. The
Art of Human Computer Interface Design. USA: Addison-Wesley Publishing Company,
1990. p.18-30
Nielsen, Jakob. Projetando Websites. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. p.416.
Musicovery (2010), Disponível em: http://www.musicovery.com/. Acessado em maio
de 2010.
Oren, T. (1990) “Designing a New Medium” In: Laurel, Brenda. The Art Of Human
Computer Interface Design. , USA: Addison-Wesley Publishing Company.
Pedrosa, Israel (1977) “Da Cor a Cor Inexistente”, Rio De Janeiro: Léo Christiano
Editorial Ltda..
Sandpiper, (2004), Disponível em http://www.sandpiper.com.br. Acessado em
novembro de 2004
Santos, Neide Interfaces de Ambientes Educacionais: Diretrizes de Projeto Disponível
em http://www.ime.uerj.br/professores/neidenew/Interfaces.htm. Acessado em
2003.
Silva, Adriana Araujo de Souza. Design como Interface da Contemporaneidade. Rio
de Janeiro: UFRJ/Dissertação - Mestrado Escola de Comunicação da Universidade Federal
do Rio Janeiro, 1999. p.168.
SUN Systems, disponível em: http://www.sun.com. Acessado em dezembro de 2007.
Tausz, Bruno (1976) “A Linguagem das Cores” Rio De Janeiro: Edições MG Ltda.
Centro de Pesquisa e Arte.
Torgnazzini, Bruce. AskTog – Pratical real-world design. Disponível em
http://www.asktog.com. Acessado em 2003
USP-Universidade de São Paulo, (2010), Disponível em: http://www.uspvirtual.usp.br/.
Acessado em maio de 2010.
Wertsch, J. V. (1993) Voces de la mente, un enfoque sociocultural para el
estudio de la acción mediada, Madrid: Visor.
Williams, Robin. Design para quem não é designer. São Paulo: Cllis Editora, 1995,
p.144
Warhol (1967) Disponível em http://www.warhol.org/default.asp. Acessado em maio
2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário